Mozilla

Mozilla Manifesto in Portuguese

April 30th, 2008

One of the results of my trip to FISL (9th Annual International Free Software Forum) in Brazil last week was a version of the Mozilla Manifesto in Portuguese. The Mozilla Manifesto sets out basic values and goals of the Mozilla project; it describes the driving force behind products like Firefox and Thunderbird and our other activities.

I’ve had a draft version of the Manifesto in Portuguese for some time now (many thanks, Carolina). As part of this trip a couple of law professors reviewed and made some changes (thanks Ronoldo, thanks Bruno). I’m excited because I’d like to see discussions of the Mozilla Manifesto in a few different languages before we move from the “0.9” to a “1.0” version. Each language has its own subtleties and its own ways of conveying distinctions and focus. I suspect that questions and critiques of the Manifesto that arise from the variations between languages could be very helpful in creating a stronger document.

The Portuguese version is below. (And here is the English version.) If there are Portuguese speakers who have questions or thoughts that come out of such a review please let me know, either by comment here or feedback in the mozilla.governance newsgroup.

Mitchell


O Manifesto Mozilla, v0.9

Introdução

A internet está se tornando uma parte cada vez mais importante de nossas vidas.

O projeto Mozilla traduz-se numa comunidade global de pessoas que acreditam que a abertura da rede, inovação e oportunidade são elementos chave para a continuidade de uma Internet saudável. Nós temos trabalhado conjuntamente desde 1998 para assegurar que a Internet seja desenvolvida de forma a beneficiar a todos. Somos melhor conhecidos por ter criado o navegador Mozilla Firefox.

O projeto Mozilla baseia-se numa perspectiva que tem na comunidade a fonte de criação de software de código aberto e de desenvolvimento de novas formas de atividades colaborativas. Criamos comunidades de pessoas envolvidas em fazer a experiência de uso da Internet melhor para todos nós.

Como resultado destes esforços, destilamos uma série de princípios que acreditamos sejam críticos para que a Internet continue beneficiando tanto o bem público e comum, como os aspectos comerciais da vida. Estes princípios estão listados abaixo.

Os objetivos do Manifesto são:

  1. Articular uma visão sobre a Internet que reflita o que os participantes da Mozilla desejam que a Fundação Mozilla siga;
  2. Falar com as pessoas independentemente da profundidade de seu conhecimento técnico;
  3. Fazer com que os colaboradores do Mozilla sintam-se orgulhosos do que estamos fazendo e nos motivem a continuar;
    e
  4. Fornecer um arcabouço para que outras pessoas propaguem esta visão sobre a Internet.

Estes princípios não se tornarão realidade por si próprios. Pessoas são necessárias para fazer com que a Internet mantenha-se aberta e participativa – pessoas atuando como indivíduos, trabalhando em grupos e liderando outras pessoas. A Fundação Mozilla tem um compromisso com o avanço dos princípios estabelecidos neste Manifesto Mozilla. Convidamos a todos para nos acompanhar na tarefa de tornar a Internet um lugar cada vez melhor para todo mundo.

Princípios

  1. A Internet é parte integral da vida moderna – sendo um componente chave para a educação, comunicação, colaboração, negócios, entretenimento e para a sociedade como um todo;
  2. A Internet é um recurso publico global que deve permanecer aberto e acessível;
  3. A Internet deve enriquecer a vida dos seres humanos como indivíduos;
  4. A segurança dos indivíduos na Internet é fundamental e não pode ser tratada como opcional;
  5. Os indivíduos devem ter a habilidade de moldar suas próprias experiências na Internet.
  6. A efetividade da Internet como um recurso público depende de interoperabilidade (protocolos, formato de dados e conteúdo), inovação e participação descentralizada mundialmente.
  7. Software livre e aberto promovem o desenvolvimento da Internet como um bem público.
  8. Processos transparentes e baseados em comunidades promovem participação, responsabilidade e confiança.
  9. Envolvimento comercial com o desenvolvimento da Internet traz vários benefícios; um equilíbrio entre os objetivos comerciais e os benefícios ao público é essencial.
  10. Ampliar o benefício público promovido pela Internet é um importante objetivo ao qual vale dedicar tempo, atenção e compromisso.

Implementando o Manifesto Mozilla

Existem diversas formas de implementar os princípios do Manifesto Mozilla. Consideramos bem-vinda uma ampla gama de atividades e prevemos o mesmo tipo de criatividade que os participantes do Mozilla apresentaram em outras áreas do projeto. Para indivíduos não profundamente envolvidos com o projeto Mozilla, uma forma básica e muito efetiva de apoiar o Manifesto é usar o Mozilla Firefox e outros produtos que incorporam os princípios do Manifesto.

Compromisso da Fundação Mozilla

A Fundação Mozilla compromete-se a manter e empregar o Manifesto Mozilla em suas atividades. Especificamente, comprometemo-nos a:

  • construir e permitir o desenvolvimento de tecnologias abertas e comunidades que apóiam os princípios do Manifesto;
  • construir e distribuir aos consumidores bons produtos que apóiem os princípios do Manifesto;
  • utilizar os bens gerados pelo Mozilla (propriedade intelectual como por exemplo direitos autorais e marcas; infra-estrutura, recursos financeiros e reputação) para manter a Internet como uma plataforma livre;
  • promover modelos que criem valor econômico para o benefício público, e
  • promover os princípios do Manifesto Mozilla em nosso discurso público e com a indústria da Internet.

Algumas atividades da Fundação – atualmente vinculadas à criação, distribuição e promoção de produtos ao consumidor – são conduzidas, primordialmente, por meio da Corporação Mozilla, subsidiária controlada pela Fundação Mozilla.

Convite

A Fundação Mozilla convida a todos que concordam e suportam os princípios do Manifesto Mozilla a juntarem-se a nós e encontrar novas formas para tornar esta visão sobre a Internet uma realidade.

2 comments for “Mozilla Manifesto in Portuguese”

  1. 1

    MauricioC said on April 30th, 2008 at 3:25 pm:

    Some nitpicks:

    * “abertura da rede” translates to “network openness”, which sounds more technical than philosophical. Perhaps that’s intentional, but it contrasts with “innovation” and “opportunity”.
    * “benefíciar” should have no diacritics. “beneficiar” is the right spelling.

  2. 2

    Pingback from Mozilla pt-BR - mgalli’s Community Update index » Blog Archive » Chamada de suporte ( e revisões ) no Mozilla Manifesto

    […] Baker ( Mozilla chairman ) aproveitou a visita ao Brasil e teve a oportunidade de trabalhar no Manifesto Mozilla, versão em português, para o Brasil. O Manifesto funciona como um documento que apresenta princípios do projeto. Ele […]

Skip past the sidebar